As primeiras edificações começaram a surgir numa fazenda chamada Água Dôce, aproximadamente no ano de 1880. Em pouco tempo, novas casas foram sendo construídas,até tomar um aspecto de aglomerado urbano, permanecendo com o topônimo de Água Dôce, devido a existência no povoado de uma cacimba de água potável.
Outras famílias foram chegando e se instalando na região, foi quando o tenente José Justino, montou uma Usina de Descaroçamento de algodão, para aproveitar, tanto a cultura explorada, quanto a mão-de-obra existente no local.
A Usina prosperou em proporções significativas, e os habitantes com o mesmo objetivo, trabalhavam para desenvolver cada vez mais o aglomerado que na época pertencia ao atual município de Alagoa Grande.
Com a crescente ascenção do povoado, seus moradores foram dinamizando aos poucos o local, quando o fazendeiro Silvano Domingos de Araújo, custeou uma banda de música que, sob a regência do maestro e marcineiro, Mestre Toninho, animava os festejos locais.
Mas, as reivindicações foram surgindo de acordo com as necessidades; instalaram uma Agência de Correios e Telegráfos, em seguida, também por influência do Sr. Silvano Domingos, foi conseguida uma linha telefônica ligando o povoado à Alagoa Grande, quejunto a outros conterrâneos, conseguiu montar um Cartório Distrital em Água Dôce.
A mudança do topônimo da Vila de Água Dôce para Juarez Távora, surgiu de um movimento dos seus habitantes após a vitória da revolução de 1930, com a finalidade de homenagear aquele militar.
Gentílico: tavorense
Formação istrativa
Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, figura no município de Alagoa Grande, o distrito de Juarez Távora.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1955.
Elevado à categoria de município com a denominação de Juarez Távora, pela lei estadual nº 2146, de 16-07-1959, desmembrado de Alagoa Grande. Sede no antigo distrito de Juarez Távora. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-12-1959.
Em divisão territorial datada de I-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.
Fonte: IBGE