Entre Caiobá e Pontal do Sul, a praia arenosa é interrompida, por algumas dezenas de metros, por um costão rochoso de altura insignificante. Nesse local, quem viajava de Paranaguá a Guaratuba pela orla marinha era obrigado a deixar a praia e atravessar um trecho de restinga de pouco mais de 100 metros para então retornar à praia até chegar a Caiobá. Esse trecho arenoso de mata baixa, era conhecido como Matinho. Em suas imediações, ao norte, desaguava um pequeno rio, o Rio Matinho, já referido em 1820 por Saint Hilaire, atualmente retificado e canalizado.
Os primeiros vestígios da presença do homem na região foram encontrados nos Sambaquis de Matinhos. Trata-se de remanescentes culturais de um povo que viveu no litoral do Paraná, aproximadamente entre 3.000 e 5.000 anos ados, muito antes da presença do índio carijó.
Com a ocupação do território pelos portugueses, houve a miscigenação das culturas indígena e europeia, que deu origem ao caboclo. Muito pouco se sabe a respeito da história da região de Matinhos e de seus primeiros povoadores cujos descendentes aí viviam no início do estabelecimento dos balneários de Caiobá e Matinhos.
Formação istrativa c1r31
Distrito criado com a denominação de Matinhos, pela Lei Estadual n.º 613, de 27-01-1951, subordinado ao município de Paranaguá.Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Matinhos figura no município de Paranaguá.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 231-XII-1963.
Elevado à categoria de município com a denominação de Matinhos, pela Lei Estadual n.º 5.743, de 13-03-1968, desmembrado de Paranaguá. Sede no antigo distrito de Matinhos. Constituído do distrito sede. Instalado em 19-12-1968.
Em divisão territorial datada de 31-XII-1971, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2017.
Fonte: IBGE